ESCOLA MUNCIPAL MORRO VERMELHO
CURSISTAS:
ANA PAULA BRANDÃO
JUCELENA AP. SILENCIATO
PROJETO:
UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
ESTRUTURA CURRICULAR:
· Modalidade/ nível de ensino: Ensino Fundamental Inicial
· Ano: 3º
· Componentes Curriculares: Português,Matemática, Ciências,Artes e Geografia
· Tema: Uma alimentação Saudável
JUSTIFICATIVA:
A escola é um espaço educativo e formador, tendo isto como principio,uma das metas a ser atingida pela escola é a formação de novos hábitos alimentares nos alunos.
Sendo nossa escola, situada em um bairro rural,com uma vasta horta, nota-se que as crianças não tem o hábito de incluírem em suas refeições as verduras e legumes.
Conscientizando os alunos de que a fome,provavelmente, será um dos maiores problemas futuramente, e que a obesidade já atinge grande parte da população brasileira.
Cabe aos educadores,conscientizarem seus alunos, através de informações de como usufruir de uma alimentação equilibrada(diversificada e saudável).
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM AS AULAS(OBJETIVOS):
· Ter bons hábitos alimentares.
· Reconhecer os alimentos que fazem bem á nossa saúde.
· O motivo pelo qual se alimenta.
· Valorizar o que eles pr´prios produzem.
· Criar hábitos de higiene, na preparação dos alimentos p/ consumo.
· Manter os horários das refeições.
· A influência do consumo na vida das pessoas.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Aproximadamente 6 aulas
CONHECIMENTOS PRÉVIOS A SER TRABALHADOS PELO PROF.C/ O ALUNO.
-Levantar hipóteses ,sobre o que eles sabem sobre uma alimentação saudável.
-De que maneira se alimentam?
-Se tem horários p/ se alimentar
AULA 1:
Assistir reportagem sobre o tema “ A Fome”
-Fazer as inferências.
-Porque acontece isto?
-Quais as causas da desnutrição?
-Como são nossas refeições comparadas com as da reportagem?
-Desenvolver nos alunos uma conscientização sobre a desnutirção comparando com a obesidade.
AULA 2 :
- Em roda, o prof. Retoma a aula anterior.
- Questiona sobre a alimentação que é oferecida na escola.
- Chama atenção para o consumo das frutas.
- Por que devemos comer frutas?
- De quais gostamos?
- Qual a função delas no nosso organismo?
- Trabalhar com textos informativos.
AULA 3:
Assunto: verduras/ legumes
-O professor vai com as crianças p/ a horta.
-Faz uma aula expositiva,chamando atençaõ da variedade de legumes e verduras que tem na horta.
-Quais são mais nutritivos?
-Quais vocês gostam?
-Qual é a função deles no nosso organismo?
-E incentiva -os a cultivá-los.
-Trabalhar com texto informativo de geografia, valorizando o espaço em que vivem.
AULA 4:
-Apresentar textos, recortes de revistas, livros sobre o tema:verduras/legumes.
-Confeccionar cartazes,slogans, para transmitirem aos outros alunos o que aprenderam sobre o assunto.
-Problematizar a questão do uso dos agrotóxicos na produçaõ de legumes/verduras.
AULA 5:
-Pedir aos alunos que levem rótulos de embalagens de alimentos p/ a sala de aula.
-Trabalhar: validade,fabricação,calorias e conservantes.
-Deixar claro, que podemos consumir estes alimentos ,mas com moderação.
AULA 6:
_Pedir aos alunos para colherem verduras/legumes na horta, ensiná-los a lavar,como preparar , de uma maneira gostosa e que o pratofique bem colorido.
RECURSOS USADOS:
· Livros literários.
· Textos diversos.
· Aparelho de tv,Dvd, filmes.
· Camera
· Revistas
· Alimentos p/ degustação
· Computador p/ as crianças digitarem suas conclusões.
· Material de recorte.
AVALIAÇÃO:
Usando recortes de revistas, cada aluno montará uma sugestão de prato para ser servido no almoço, levando em consideração o que aprendeu.
E o professor estará avaliando duarante as refeições servidas na escola se atingiu com êxito seus objetivos.
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